Porque contratar um arquiteto?

 

Se você já se perguntou “Porque contratar um arquiteto?”, provavelmente, está pensando em reformar o seu apartamento ou até mesmo construir a casa dos sonhos, certo?   São muitas os questionamentos e isso é normal!

Pensando nisso, nós do Balaio Arquitetura, preparamos um texto para tirar todas as suas dúvidas e entender quais são os fatores que envolvem a contratação de um arquiteto. 

Aspectos legais do porquê contratar um arquiteto

Vamos começar por aspectos legais que impactam diretamente na sua escolha de contratar um arquiteto. Segundo o código de obras, que consta na lei Nº 16.642, de 9 de maio de 2017, é necessária emissão de Alvará de Aprovação, com documentações, peças gráficas elaboradas e assinadas por um profissional habilitado, como um arquiteto e urbanista, em casos de: 

  • Construção de edificação nova;
  • Reforma de edificação existente;
  • Requalificação de edificação existente.

 Esses documentos e desenhos irão atestar a conformidade do projeto em relação aos aspectos interiores da edificação em relação às disposições do Código de Obras e legislações correspondentes que assegurem a qualidade e segurança do projeto elaborado a ser executado. 

Além disso, segundo a Resolução CAU/BR Nº 21 toda atividade que esteja dentro dos 7 grupos de atividades abaixo deve gerar um RRT – Registro de Responsabilidade Técnica, e esse registro é feito exclusivamente por um arquiteto perante o Conselho da profissão,que nesse caso é o CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil:

  • Projeto
  • Execução
  • Gestão 
  • Meio Ambiente e Planejamento Regional e Urbano
  • Ensino e Pesquisa
  • Atividades Especiais em Arquitetura e Urbanismo
  • Engenharia de Segurança do Trabalho

O que é o RRT?

Segundo o CAU é “é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades.” 

Esse documento dá a segurança de que o seu serviço está sendo prestado por um profissional habilitado a exercer a função e em situação regular perante o Conselho. Além disso, no caso de reformas de apartamentos, as administradoras de condomínio exigem a apresentação de um plano de reformas e o  projeto reforma acompanhados da RRT

Nós preparamos um artigo para você entender a diferença entre um arquiteto, designer de interiores e engenheiro civil.

Visão de especialista

Faz toda a diferença contar com profissionais especializados. Mas o que significa essa visão de especialista? Arquitetos têm em sua formação a abrangência necessária para entender como funcionam os espaços e como nos relacionamos com eles, considerando intenções e sensações transmitidas, materialidade, estrutura, desenho e soluções técnicas. 

Qual a contribuição da visão do arquiteto para o seu projeto?

Com o embasamento teórico e experiência, arquitetos propõem as escolhas adequadas para cada espaço pensando na sua relação com eles. Nós não vivemos em paredes com tetos e piso, nós dormimos em nossos quartos, descansamos no sofá da sala e conversamos com os amigos na cozinha. Diante dessas relações, que são totalmente particulares, são feitas propostas e escolhas adequadas.

Por mais que arquitetura esteja facilmente relacionada à estética, um arquiteto pensa e soluciona questões de criação de espaços, setorização, relação com o entorno, circulação, conforto e personalização de espaços. 

Com isso você tem a garantia de um entendimento especializado para que cada escolha de estrutura, material, fornecedor e etc seja o mais assertivo possível. Por isso, a visão de um especialista é um dos motivos de porquê contratar um arquiteto

Otimização do seu investimento ao contratar um arquiteto

Ao contratar um arquiteto você conta com um profissional que irá direcionar todas as escolhas que envolvem o seu projeto, pensando também  otimização de custos. Além disso, não haverá desperdícios, que podem ser causados por escolhas erradas.

Por exemplo, a execução errada de um uma vedação, estrutura ou um simples revestimento, pode acarretar em um prejuízo ao ter que refazer essa etapa da sua obra. Além, de poder oferecer um risco para quem irá frequentar o espaço. Até mesmo a compra de um material de obra ou móvel inadequado pode acarretar um grande desperdício de verba, o que não deve acontecer em um cenário o qual você tem um arquiteto contratado.

Tranquilidade na entrega

Diversos fatores estão envolvidos a partir do momento que você escolhe realizar uma reforma ou construção até o momento de entrega das chaves. Desde a criação do seu projeto, até a última execução da sua obra, passando pelo planejamento e administração dela. 

Com a contratação de um arquiteto para criação do seu projeto e administração da sua obra, você tem a tranquilidade e segurança de contar com um profissional que centraliza todas essas etapas para que você tenha a melhor experiência e receba o seu lar pronto para morar. 

Viu como são vários aspectos que cercam a contratação de um arquiteto? Se você quiser conhecer como funciona o processo de projeto e obra do Balaio arquitetura acesse nossa página sobre projetos e obras residenciais. Caso queria conversar com a gente, entre em contato conosco, teremos um grande prazer de marcar um horário para conversarmos.

Gostou do nosso texto? Deixe sua opinião nos comentários e conta para a gente quais são as suas dúvidas na hora de contratar um arquiteto. 

Até a próxima! 

A gente quer ouvir a sua história!

Conte com o Balaio Arquitetura para promover soluções verdadeiras e duradouras para sua rotina.

Você também poderá gostar: